quinta-feira, julho 29Notícias
Shadow

Com programa gratuito do Sebrae, mercado de Indaial aumenta vendas e fortalece relacionamento com o cliente

O Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa gratuita e faz parte do Brasil Mais, do Governo Federal. Um novo ciclo de acompanhamento será disponibilizado para empresas da região e os interessados podem fazer as inscrições até a primeira semana de julho.
O acompanhamento gratuito do Agente Local de Inovação (ALI) dura quatro meses e é voltado para auxiliar o empreendedor na implantação de práticas inovadoras, melhorias rápidas e de alto impacto, com estratégias para tornar o negócio mais competitivo.

Foi o que sentiu o Jocemar Vieira, proprietário de um mercado no bairro Carijós, na cidade de Indaial. Participante do segundo ciclo do ALI, já vê as consequências da metodologia. À frente do negócio há dois anos, ele percebeu que precisava promover mudanças no empreendimento para ter resultados melhores. “Quando iniciamos o programa, de cara já identificamos duas frentes que precisavam ser trabalhadas: a organização operacional da padaria do estabelecimento, que é um grande atrativo, e a proximidade com os clientes”, comenta Malvina Ribeiro, agente que acompanhou o processo de reestruturação oferecido pelo ALI.
Segundo Jocemar, as duas questões foram bastante trabalhadas no programa. Em relação à padaria, não havia indicadores que apontassem os horários de maior saída dos pãezinhos e a quantidade de vendas. Para isso foi criada uma tabela que pudesse servir de parâmetro para que o produto estivesse sempre disponível. “Com a organização, conseguimos fazer o trabalho render e hoje temos a venda de 125 pães a mais por dia, sem desperdício e sem escassez do produto. O monitoramento é constante e avaliado semanalmente para podermos ter o pãozinho, carro-chefe da padaria, sempre disponível. O trabalho com indicadores de horário e quantidade foram decisivos para um processo de produção mais eficiente”, comenta o empresário.

Quanto ao reconhecimento do perfil do cliente e a aproximação com ele, a questão que já vinha sendo desenvolvida, mas foi potencializada pelo ALI. “Percebemos dois públicos: durante a semana, temos majoritariamente mulheres. É a dona de casa que vem comprar o pãozinho, o complemento para as refeições. Já no fim de semana, temos um público masculino, que busca a carne para o churrasco, a cerveja, o refrigerante. A partir desse mapeamento, minha esposa e eu mudamos nossa postura”, conta Jocemar. A esposa, que até então tinha uma função fixa na padaria, foi para os corredores do mercado, para o atendimento direto do público, para ter um contato mais próximo com as clientes, principalmente durante a semana. A mesma postura tomada por Jocemar durante o fim de semana. “O cliente quer conversar, trocar uma ideia sobre os produtos. Quando ele é bem recebido, ele volta. Contratamos uma outra pessoa para a padaria, para cumprir a função que era da minha esposa. E esse corpo a corpo com o nosso público surtiu um efeito bastante positivo nas vendas”, conta.

Vagas para o ALI
O Programa, que integra o Brasil Mais, do governo federal, está finalizando o segundo ciclo e com inscrições abertas para o Ciclo 3 em Santa Catarina. Na região do Vale do Itajaí serão atendidas 374 empresas. As inscrições podem ser feitas até a primeira semana de julho, através da landing page gov.br/brasilmais.
São nove encontros presenciais e coletivos, com troca de experiências e aplicação das orientações oferecidas através do acompanhamento do ALI. Crescimento da rede de relacionamentos empresariais, aumento de faturamento e redução de custos através da inovação em produtos, processos, marketing, modelos de negócio, práticas sustentáveis e digitalização, além de fortalecimento da marca são alguns dos benefícios do Programa. “São fatores que consequentemente geram aumento da produtividade e culminam em mais destaque da empresa no mercado. O ALI tem o objetivo de potencializar os negócios com estratégias inovadoras, oferecendo um fôlego a mais para novas ações de gestão”, afirma Aloísio Salomon, gestor do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) no Sebrae Vale do Itajaí.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notíciase nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:

Instagram Facebook LinkedIn Twitter  Telegram  YouTube Blog  Site

Jocemar Vieira, proprietário do Mercado Carijós.

Proprietário do Mercado Carijós, de Indaial, promoveu mudanças a partir do ALI. Jocemar Vieira, proprietário do Mercado Carijós.

Trevo Comunicação
Roberta Koki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *