quarta-feira, setembro 22Notícias
Shadow

Geada e -2,7°C marcam dia mais frio do ano no Vale do Itajaí

Geada e -2,7°C marcam dia mais frio do ano no Vale do Itajaí

Quem teve a opção de ficar um pouco mais na cama nesta sexta-feira (30) está feliz. Não é preguiça, não. As primeiras horas da manhã foram marcadas por termômetros abaixo de zero e geada no Vale do Itajaí. Ao menos nove cidades registraram temperaturas negativas às 7h, segundo dados da Epagri/Ciram.
Em Rio do Campo, no Alto Vale, que precisou colocar a cara na rua se deparou com –2,7 °C. Na vizinha Imbuia o frio também foi congelante e chegou a – 2,2 °C. O agricultor Jelson Gesser, de Aurora, registrou -3 °C às 7h. A plantação de cebola dela amanheceu com outra cor.
— Há uns três anos não tinha geada desse jeito — conta animado ao ressaltar que o frio faz parte para quem vive no Alto Vale e que a plantação é resistente.

Em Ituporanga a sexta-feira começou com 2,1 °C. Muito frio? Sim. Mas não o suficiente para impedir os moradores de irem para fora e registrar o branco nos campos e sobre os carros. A professora Cíntia Kletemberg pode escrever na geada. Há tempos ela não via a paisagem tão transformada.
— Nessa intensidade de frio, acho que em 2013, mas não foi tanto — conta.

Se engana, porém, quem pensa que o frio congelante foi exclusividade do Alto Vale. No Médio Vale também teve temperatura negativa. Às 7h os moradores de Benedito Novo enfrentavam -1,6 °C e muita geada. Em Rodeio o branco nas paisagens também apareceu.
A partir de agora a massa de ar polar que fez despencar as temperaturas começa a se afastar de Santa Catarina. Com isso, os próximos dias nã devem ser tão frios quanto os últimos, afirma o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski.

FONTE: NSCTOTAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *