
Vacinas em estoque podem ser utilizadas para imunizar este público; medida foi divulgada pela SES após liberação por parte do Ministério da Saúde
As cidades catarinenses que têm estoque de vacinas contra o vírus da Covid-19 podem utilizar esses imunizantes para a aplicação da 4ª dose em idosos com mais de 80 anos. A informação foi divulgada pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) nesta quinta-feira (24).
Diversos Estados do Brasil, como São Paulo, já haviam começado a aplicar mais este reforço em sua população. Entretanto, Santa Catarina esperava a confirmação do Ministério da Saúde para dar início ao esquema. De acordo com a pasta, a aplicação deve ser feita quatro meses após a terceira dose.
A orientação é que, preferencialmente, o imunizante da Pfizer seja utilizado. As doses da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas como alternativa, independentemente da vacina tomada anteriormente.
Apesar disso, o Ministério da Saúde explica que já há doses suficientes da farmacêutica norte-americana para cumprir com a nova etapa da campanha de imunização. A decisão em incluir a quarta dose foi tomada pela CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações).
Os estudos analisados pelos técnicos aponta que já um “envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”.
Aplicação da dose reforço ainda é baixa em SC
A cobertura vacinal com a primeira dose de reforço no estado de Santa Catarina ainda é baixa. Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura está em 38,4%.
Na população acima de 60 anos, em 73,49%. E, nos idosos com 80 anos ou mais, público que deve tomar a segunda dose de reforço neste momento, a cobertura da primeira dose de reforço está em 75%, também abaixo do recomendado que é de, pelo menos, 85%.
Sendo assim, Segundo a Dive, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço.
FONTE: NDMAIS


