sábado, abril 20Notícias
Shadow

DEBATE SOBRE A ÁGUA MOVIMENTA PROGRAMA “13 MINUTOS”

Nesta quarta-feira (10/8) é dia do programa “13 Minutos com Luci”. A programação é especial sobre a Água, reconhecendo enquanto um bem-comum, e no debate sobre esgotamento sanitário enquanto direito humano.

O tema abordará, ainda, a água no aspecto da saúde. No seu conceito mais amplo: saúde enquanto direito à vida, muito mais do que uma visão física.

A invisibilidade de grande parte da população, justamente a que não tem acesso a serviços básicos como o acesso à água e ao esgotamento sanitário, e o desafio de dar visibilidade a esse conjunto de pessoas nos debates das eleições deste ano, será destaque.

Para Luci Choinacki, primeira agricultora eleita no Estado de Santa Catarina, o direito à água também está inter-relacionado ao direito à moradia e a grande responsabilidade para universalizar o saneamento está vinculada à política habitacional e à regulação fundiária; enfim, à ausência de uma moradia digna.

Neste mesmo sentido, o tema acrescenta a necessidade de políticas urbanas que garantam condições de moradia, porque sem isso há falta de acesso ao saneamento, ao transporte, à saúde, entre outros direitos fundamentais.

Sobre a aprovação e sanção da lei do novo marco legal do saneamento, que praticamente privatizou a água, é preciso discutir este direito com as populações excluídas e marginalizadas pelos Governos Bolsonaro e Carlos Moisés.

A população precisa ter clareza de que os 15 milhões de brasileiros que vivem em favelas e em condições subnormais não terão seu direito à água garantido por empresas privadas que só visam o lucro.

About Author