quinta-feira, junho 13Notícias
Shadow

Santa Catarina está no top 5 na lista de educadores mais inovadores do Brasil em programa de capacitação da Microsoft

Empresa divulgou a lista dos Microsoft Innovative Educator Experts, profissionais reconhecidos por usar tecnologia para melhorar a educação e aprendizagem dos alunos das suas comunidades

São Paulo, 21 de setembro de 2022. A Microsoft divulgou os nomes dos educadores que se destacaram como Microsoft Innovative Educator Experts (MIE), dos 1.817 brasileiros contemplados, 9% são de Santa Catarina, posicionando o Estado em quarto lugar. Esta é uma iniciativa global e gratuita da Microsoft que reconhece educadores visionários que estão usando a tecnologia para aprimorar o aprendizado e desempenho dos alunos. Mais de 30 mil educadores, de 100 países diferentes, foram reconhecidos como Experts. Os cinco Estados com mais educadores reconhecidos foram respectivamente Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo.  

A Microsoft se inspira diariamente no esforço que educadores e líderes comunitários têm feito para promover inovação na educação e melhorar, cada vez mais, os resultados de seus alunos. O último ano, a empresa fez com que essa admiração aumentasse reconhecendo o trabalho essencial que os educadores e líderes escolares fazem para ajudar cada aluno a alcançar seus objetivos. 

O MIE – Microsoft Innovative Educator – é um programa pioneiro criado para desenvolver e reconhecer educadores visionários ao redor do mundo. Seja um professor de cursos livres, líder escolar, especialista em aprendizagem profissional, auxiliar de ensino, especialista em currículo ou qualquer pessoa que trabalhe para impactar positivamente o setor de educação na sua função. Os MIE Experts são aqueles selecionados para compartilhar o aprendizado que adquiriram com colegas e outros educadores, promovendo programas de treinamento locais, apresentações em conferências, blogs, canais sociais e outras mídias de comunicação.   

“A seleção é um gesto de reconhecimento e uma forma de incentivar esses educadores, que são apaixonados por ensinar e aprender, e promovem criatividade e o espírito colaborativo de seus alunos e alunas. Esses Educadores Experts abrem o caminho para que seus pares experimentem novas abordagens e aprendam uns com os outros, por meio do compartilhamento de seus aprendizados e novos conhecimentos”, afirma Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil. 

Neste ano, a lista de educadores conta com mais de 1,8 mil brasileiros, de escolas públicas e particulares de estados de 22 estados com destaque para o Paraná com 27% dos profissionais de educação, seguido por São Paulo (20%), Rio de Janeiro (11%), Santa Catarina (9%) e Espírito Santo (8%).  

Para ingressar no programa, os profissionais de educação devem entrar no Microsoft Learn Educator Center, onde estão disponíveis cursos online de desenvolvimento profissional. O objetivo é que os educadores possam se atualizar e compartilhar experiências, a fim de aprimorar o seu trabalho no dia a dia e trazer mais inovação para a sala de aula. Nessa plataforma, os professores podem acessar recursos e compartilhar conhecimentos sobre tecnologia com outros educadores ao redor do mundo, bem como obter as certificações Microsoft.  

Antes de se tornar um Microsoft Innovative Educator Experts (MIE), o educador precisa obter as certificações de Microsoft Educator (MIE) e de Advanced Educator. Para esses dois certificados iniciais, é requerido que o educador complete as trilhas de aprendizagem que constam da plataforma Microsoft Learn Educator Center.  

Já para o seu reconhecimento como MIE Expert, o educador deve apresentar um projeto ou ação educacional que faça uso regular de pelo menos duas das principais ferramentas da Microsoft (Teams, OneNote, Forms, Minecraft: Education Edition, FlipGrid). As propostas devem comprovar o entendimento e demonstrar como as soluções da Microsoft dão suporte ao ensino e à aprendizagem na comunidade que ele representa. Dentre todos os projetos apresentados, aqueles selecionados pelos representantes regionais da Microsoft conferem ao seu proponente a certificação e o reconhecimento como MIE Expert 

“Assim como o mundo mudou, o perfil dos estudantes também é muito diferente do que era há alguns anos. Eles são dinâmicos, conectados e protagonistas. A educação como um todo, e a relação de ensino e aprendizagem, precisam mudar também. E os recursos de tecnologia são essenciais para essa transformação dos processos e dos resultados educacionais.   conclui Vera. 

As inscrições para a próxima seleção de MIE Experts acontecem entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2022. Os candidatos devem apresentar seus projetos via o preenchimento do formulário e o resultado com os novos nomes dos selecionados será divulgado no início de 2023 

Confira a lista completa de MIE Experts

Sobre a Microsoft 

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.