sexta-feira, abril 26Notícias
Shadow

Auxiliar no equilíbrio da saúde mental, Dança torna-se um mercado promissor

Rotina de vida corrida, principalmente com o “novo normal”, tem feito com que as pessoas busquem nos cursos uma melhor qualidade de vida, abrindo espaço para profissionais que desejam atuar na área

Comprovadamente terapêutica, a dança traz inúmeros benefícios culturais, sociais, educacionais e científicos. Além de fazer bem ao corpo, coração e à mente, a atividade libera serotonina – conhecida também como o hormônio da felicidade por trazer sensação de alívio, melhorando o humor e o sono. Há quem opte pela dança para se divertir, melhorar sua saúde mental ou até mesmo como profissão. As chances de crescimento na área são grandes, uma vez que o campo da saúde mental e qualidade de vida tem ganhado cada vez mais adeptos.

“Devido ao próprio estilo de vida moderno e à nova rotina, especialmente agora, após a pandemia da Covid-19, as pessoas estão acumulando cada vez mais funções e cuidando cada vez menos da saúde. Muitas, inclusive, estão optando pelos cursos de Danças para relaxar e desestressar, então este tipo de atividade tende sim a ter uma demanda crescente nos próximos anos. Para os profissionais que pretendem seguir carreira na área, eles precisam saber qual a melhor maneira de se posicionar”, explica Aline Rodeguer, coordenadora geral do Centro de estudos em dança e artes do corpo da Unyleya, uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil.

Para se destacar no mercado de trabalho, o profissional não apenas tem que ser qualificado, mas também dinâmico, empático, comunicativo, atencioso e voltado para resultados. Ser pró-ativo é uma das principais características para que esse profissional se desenvolva bem. Ele deve estar sempre atento para perceber as oportunidades que estão acontecendo, em editais, junto à convênios e afins.

Em geral, o profissional de Dança pode trabalhar em clínicas e escolas, inclusive existe um campo de atuação dentro de faculdades. Ele pode seguir carreira escolhendo trabalhar, dando aulas, coreografando, sendo empreendedor em sua própria escola, dirigindo espetáculos e companhias, dedicando-se às pesquisas e aulas teórico-práticas na formação de outros profissionais, ou ainda optar por algumas profissões diferenciadas como fotografias, produção e edição de vídeos e marketing.

De acordo com Aline, uma sessão hora aula pode custar em torno de R$ 150,00 no particular, e em grupo esse valor pode ser negociado.  Pensando como alguém que trabalha como personal, por exemplo, é possível ter rendimentos mensais de acordo com o número de aulas, variando entre R$ 5 e 6 mil.

Novo normal também existe cuidados com a saúde mental

A pandemia da Covid-19 impactou diretamente a economia brasileira e, principalmente, a saúde mental da maioria das pessoas. Em 2020 – ano em que começou de fato a pandemia no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava para a necessidade da manutenção de serviços de assistência à Saúde Mental. Isso porque neste período, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a OMS. Se o Brasil já era o país com o maior percentual de casos de ansiedade do mundo e um dos líderes em casos de depressão, agora com a volta do “novo normal” no “pós-pandemia”, os cuidados devem ser redobrados com relação à saúde mental dos brasileiros.

Neste sentido, os cursos de Dança podem contribuir no tratamento de doenças como a depressão. “Quando falamos de doenças emocionais, do campo mental, falamos de um trabalho integrativo, que faz parte do processo do tratamento. Depressão é uma doença que precisa ser acompanhada e o paciente pode desenvolver habilidades para não ter recaídas ao longo da vida. Certamente que a Dança é um processo que vai auxiliar nas práticas integrativas e no tratamento para quem busca uma melhor qualidade de vida”, conclui Aline.

Conheça os cursos voltados à Dança

A Unyleya oferece diversos cursos de pós-graduação voltados à Dança, entenda cada um deles:

Dançaterapia – https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/curso/dancaterapia

Danças Circulares Sagradas – https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/curso/dancas-circulares-sagradas/

Educação Somática –  https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/curso/educacao-somatica/

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya faz parte de uma Holding portuguesa e é uma das primeiras instituições 100% EAD no Brasil. Com 16 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional e excelência no ensino a distância, a Unyleya já impactou a carreira de mais de 300 mil pessoas. A Instituição oferece atualmente 27 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação.

Com uma metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação no Brasil.

Para mais informações, acesse https://unyleya.edu.br/.

About Author