domingo, fevereiro 25Notícias
Shadow

Norte Shopping recebe seletiva de concurso de cosplay que terá etapa final no Japão

Evento em Blumenau será realizado no dia 15 de abril, a partir das 15h, na Praça de Alimentação do shopping

Os fãs de cosplay de Blumenau e região terão a oportunidade de participar do maior e mais tradicional concurso do mundo neste segmento, o World Cosplay Summit (WCS). No dia 15 de abril, o Norte Shopping vai sediar uma das seletivas da competição, que chega à 20ª edição neste ano. Criado para celebrar a cultura pop japonesa através da arte do cosplay, o concurso tem mais de 50 nações que participam anualmente e disputam o título de melhores do mundo. No Brasil, as seletivas ocorrem em 11 cidades e em Santa Catarina, além de Blumenau, haverá uma seletiva na Grande Florianópolis, no Continente Shopping. 

Gerente de Marketing do Norte Shopping, Cíntia Tristão Pietrangelo destaca a importância de receber o evento em Blumenau, cidade em que há um grande número de apaixonados por cosplay. “O Norte tem realizado diversos eventos para este público nos últimos anos, sempre com uma participação expressiva de crianças, adolescentes e jovens que são aficcionados por esse universo. Com certeza, para quem é fã de cosplay é um evento imperdível. Imagina o que significa para eles ter a chance de participar de um concurso internacional que pode levá-los ao Japão?”, comenta.

Presente na competição desde 2006, o Brasil é um dos países a se consagrar campeão mais vezes, tendo alcançado três títulos mundiais nos anos de 2006 (na estreia), 2008 e 2011. Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.

As duplas concorrem nas seletivas regionais distribuídas em seis estados pelo Brasil em busca da vaga na grande final, que acontecerá em São Paulo, em maio deste ano. Os vencedores serão consagrados com o título de campeões nacionais e terão sua ida com tudo pago à sede do WCS, em Nagoia, no Japão, com tudo pago, além de uma premiação de R$ 3.500 para a dupla, para carregar o manto do Brasil e competir contra as demais duplas em busca do grande título mundial. 

Produzido pela Agência Geek+, a primeira agência brasileira especializada no universo Geek, o evento conta com o apoio de uma equipe com mais de 20 anos de experiência em todos os segmentos do mercado, como cultura pop, games, tecnologia e cultura asiática, além da vasta experiência dos sócios no tema. As inscrições já estão abertas. Para mais informações, consulte a página oficial do evento e o regulamento completo e siga o perfil no Instagram e TikTok.

O que é cosplay?

O termo tem origem na contração de COSTUME (fantasia) + PLAY (atuar), e tem como definição o ato de se vestir como e interpretar um personagem fictício, seja ele de um filme, série, anime, mangá, livro ou jogo. O segmento tem se popularizado no Brasil com o advento dos grandes varejos chineses, aproximando o público dessa apaixonada forma de arte e expressão. Atualmente, o mercado em torno do segmento é vasto e rico, envolvendo profissionais de diversas áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores, filmmakers e muitos outros.

Regulamento do WCS

● Ter 18 anos ou mais no dia da final, que acontece 27 de maio

● Participante deve ter passaporte válido para todas as viagens

● Dupla precisa dar detalhes da apresentação e personagens no ato da inscrição

● A final tem como temática origens japonesas (jogos, animes, mangás, etc)

● Inscrição gratuita

● Vagas são limitadas para finais

Agende-se

O quê: Seletiva do World Cosplay Summit (WCS)

Onde: Norte Shopping, na Praça de Alimentação

Quando: Dia 15 de abril, a partir das 15h

Quanto: Evento aberto, com inscrições e informações no site do evento 

About Author