quarta-feira, junho 19Notícias
Shadow

Dirlene Silva assume como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Ligado ao Ministério das Relações Institucionais, o conselho teve aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, ligado ao Ministério das Relações Institucionais, foi recriado por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (dia 4/5) em cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). Com a proposta de debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade, o chamado “conselhão” é composto por 246 membros, sendo 40% mulheres e 30% representantes de grupos minorizados, pessoas de diferentes idades e setores e de todas as regiões do Brasil. Uma das conselheiras é a economista Dirlene Silva. Os novos conselheiros devem participar de debates qualificados para subsidiar a formulação de políticas públicas, em assessoramento direto ao presidente Lula, que chefia o conselho.

Dirlene Silva é adepta à filosofia africana Ubuntu, que tem como essência o respeito e a solidariedade para com o outro. “Sou filha de lixeira e sonhei e me tornei economista. O significado da filosofia Ubuntu é ‘Eu sou, porque nós somos’. Então, na minha atuação no conselho, minha proposta é de cooperação, de proporcionar direitos e oportunidades iguais para todos, independente de raça, de religião, de gênero e de classe social”, afirma Dirlene.

Além de economista, ela é mestre, tem dois MBA e um pós-MBA e é fundadora e CEO da DS Estratégias & Inteligência Financeira e LinkedIn Top Voice. Dirlene também integra a equipe da Gombo, primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn.

O Conselho foi criado por lei em 2003 e extinto em 2019. Com a recriação, ele agora teve a inclusão do termo “Sustentável”, para chamar atenção sobre a potencialidade ambiental do país no atual cenário de mudanças climáticas.

Segundo o Governo Federal, “a recriação do Conselho fortalece instituições e a democracia brasileira, contribuindo para a representação da sociedade brasileira, em sua complexidade, heterogeneidade e diferentes visões de mundo no processo de formulação de políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.” Ainda de acordo com o Governo, “no novo formato, o Conselho pretende ser ainda mais representativo, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial”.
 

Sobre Dirlene Silva
Economista, tem mestrado profissional dupla titulação Sobre em Gestão e Negócios pela Université de Poitiers (França) e Unisinos (Rio Grande do Sul), MBA em Finanças Corporativas, MBA em Gestão de Pessoas e Pós-MBA em Inteligência Emocional. Atuou por cerca de 25 anos como líder nas áreas de Finanças e Gestão Estratégica.
É fundadora e CEO da DS Estratégias & Inteligência Financeira. Também é palestrante, professora e embaixadora da Escola Conquer, embaixadora no Clube Mulheres de Negócios de Portugal, conselheira fiscal na ONG Artigo 19, membro dos coletivos Conexão Mulheres & Economia e REPP (Rede de Economistas Pretos e Pretas), do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, integrando a Comissão Conselhos do Futuro e da ABRHRS – Associação Brasileira de Recursos Humanos, o qual faz parte do Comitê ABRH do Futuro. Assina colunas de economia e finanças no Portal Inteligência Financeira e no Prateleira de Mulher. É LinkedIn Top Voice e creator.
https://dirlenesilva.com.br

Sobre a Gombo
A Gombo é a primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn. Uma startup jovem, em atividade desde março de 2021, no entanto que traz um board com grande experiência. Entre os fundadores estão dois Top Voices da plataforma.
Erih Carneiro é formado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Feira de Santana e Mestre e Doutor em Administração pela Uninove. Foi Visiting Scholar na Universidade de Surrey (Reino Unido). Partiu para o empreendedorismo após uma passagem de 16 anos pelo Banco do Brasil e de se tornar um criador de conteúdo e palestrante sobre carreiras e diversidade.
Dimitri Vieira é engenheiro eletricista pela Universidade de Minas Gerais e também pela Universidade de Brighton (Reino Unido). O profissional tem passagem pela Rock Content, como especialista de Marketing e professor, e também é mentor de marcas pessoais com foco no LinkedIn, escrita criativa, storytelling e criação de conteúdo.
www.gombo.com.br