terça-feira, abril 23Notícias
Shadow

Estudo revela que aproximadamente 40% das puérperas apresentaram sintomas de depressão pós-parto

Rede de apoio é fundamental para minimizar esse problema tão sério

Segundo dados do estudo conduzido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e no Hospital Universitário, ambos da Universidade de São Paulo (USP), a taxa de pacientes com depressão pós-parto quase dobrou, se comparada a anos anteriores a 2020. A doença se manifesta como consequência da falta de apoio da família e do parceiro, sobrecarga emocional, privação de sono, alimentação inadequada e isolamento. Conhecido popularmente como resguardo, o puerpério é o período que se estende do nascimento do bebê até a volta da mãe ao seu estado anterior a gravidez. Durante essa fase, a mulher passa por mudanças físicas e psíquicas, devido à readaptação de rotina, com mais responsabilidades e intensas variações hormonais. Esse momento a torna suscetível a desenvolver transtornos, a exemplo da depressão pós-parto. 

De acordo com a Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, “Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e para sua humanização”. A informação presente no Manual Técnico para Pré-natal e Puerpério confere que, durante esse momento da vida da paciente, é essencial que haja a assistência necessária para manter o bem-estar da mãe e de seu bebê. 

Esse é o motivo pelo qual a Acuidar, franqueadora nacional de cuidadores , passou a oferecer profissionais especializados em gestantes, recém-nascidos e puérperas, capacitados a acompanhar nas consultas de pré-natal, auxiliar nas atividades cotidianas e assistir durante a internação hospitalar e após o nascimento.  O serviço foi disponibilizado a partir de um aumento na demanda pelo atendimento durante essa fase, em que tanto a mãe quanto o bebê requerem atenção e apoio.

Vanessa Vanzella, 38, recorreu ao auxílio de um cuidador quando engravidou de gêmeas. A paranaense já tinha um filho antes dessa gestação, Rafael, que na época tinha dois anos de idade. A mãe conta que pensava em ter somente dois filhos, uma vez que, em João Pessoa, local que reside atualmente, não contava com a rede de apoio familiar de Cascavel, sua cidade natal. As viagens de trabalho do marido também preocupavam a moça.

Nesse momento de fragilidade, Vanessa recebeu a indicação da Acuidar por parte de uma amiga, o que a surpreendeu – “Confesso que eu não imaginava que empresas de cuidadores também prestavam assistência a bebês”, explica ela. 

O acompanhamento começou nas últimas semanas de gestação. Vanessa recebia visitas de uma enfermeira e também teve assistência no momento em que entrou em trabalho de parto. “A situação no início foi muitíssimo complicada em razão de serem dois bebês, de eu ter me submetido à cesárea e por meu filho mais velho estar com bastante ciúme em razão da chegada das irmãs. As cuidadoras foram extremamente profissionais, pacientes e sensíveis com a situação e me ajudaram demais a passar por este momento”, pontua Vanessa. 

A mãe optou por aderir à assistência de cuidadoras durante 24 horas, como forma de garantir o bem-estar de suas filhas e de sua saúde física e psicológica. “Hoje as gêmeas estão com 6 meses e me deixa muito feliz e com o coração aliviado ver o quanto as cuidadoras realmente se dedicam às minhas filhas e também ao meu filho mais velho, que adora as ‘tias’ que estão aqui todos os dias conosco”, finaliza. 

Sobre a Acuidar:

 Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a Acuidar conta com mais de 70 unidades inauguradas e entrou para o mercado de franchising em 2020.

A rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com as opções de diárias avulsas e planos mensais. Também estão disponíveis serviços de cuidados multiprofissionais, com fisioterapia, atendimento médico, acupuntura, psicólogo, enfermagem, nutricionista, terapia ocupacional e fonoaudiólogo.

Para saber mais, acesse: https://www.acuidarbr.com.br/

About Author