quarta-feira, fevereiro 21Notícias
Shadow

Olho Embutidos e  Defumados preserva mais de 350  árvores ao investir em energia solar

DCIM104MEDIADJI_0424.JPG

Um sistema solar foi instalado na nova planta da empresa e os resultados já começam a aparecer, com árvores que deixam de ser derrubadas e redução de CO²

A Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, que inaugurou há dois meses a sua nova unidade fabril, já contabiliza resultados positivos com a implantação de sistema solar na empresa. Nos primeiros dois meses de atividades, já foram geradas cerca de 30,11 MWH de energia, que, no momento, representaram 50% do consumo de energia no mesmo período. Esse resultado equivale a 352,33 árvores que deixaram de ser derrubadas e uma redução de carbono (CO2) de 2.740,67 Kg.

De acordo com os sócios e diretores da Olho, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr., como a unidade fabril tem mais do que o dobro da fábrica antiga, ainda não há uma média do que quanto deve ser consumido de energia elétrica mensalmente. Mas o resultado obtido já anima os diretores. “É muito bom saber que estamos contribuindo para a preservação da natureza e ainda economizando, visto que parte do que geramos com a energia solar nos abastece e reduz o valor na conta de energia”, avaliam.

Os empresários comemoram esse resultado junto com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora agora em 5 de junho. Atualmente, a empresa já faz a captação da água da chuva, para usar na limpeza externa, e tem um eficiente sistema de Tratamento de Efluentes. Os sócios avisam que outras ações serão tomadas com o intuito de tornar a empresa cada vez mais ecologicamente correta.

O diretor da SolarPro, Luis Henrique Schuster, explica que ainda serão estudados os percentuais energéticos e de economia para uma possível ampliação do projeto. Atualmente, o sistema instalado cobre cerca de 50% do consumo da Olho. “Esse procedimento de análise é facilitado pelo equipamento instalado, que se trata da melhor tecnologia do mundo em inversores, produzidos em Israel, e permitem facilmente ampliar o projeto a qualquer momento.”

Energia Solar no Brasil

Os benefícios econômicos e ambientais estão ajudando a impulsionar o crescimento dessa fonte de energia renovável. No Brasil,  a energia solar representa 13,1% de toda a matriz elétrica, sendo a segunda maior fonte do país, ficando atrás apenas da energia hídrica.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar),  atualmente existem cerca de 1.890.095 sistemas fotovoltaicos no Brasil, o que contribuiu para que em 2022 o Brasil alcançasse a 8ª posição no ranking mundial.

Nova planta

São mais de mil metros quadrados, um pouco mais do que o dobro da antiga fábrica, e foi criada com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e expansão do mercado, com foco na região sul. Muita coisa nova foi implantada, inclusive, processos. Mas, os sócios fazem questão de frisar que a qualidade do produto artesanal permanece. “Não queremos crescer e perder nossa identidade de produtos referências em qualidade, enfatizam.” E, por isso, há um planejamento na busca desses novos mercados e toda uma organização de logística refrigerada para manter a qualidade intacta, durante o transporte”, explicam.

About Author