quinta-feira, junho 20Notícias
Shadow

Cirurgia cardiovascular e Serviço de Hemodinâmica no Hospital Oase

Parcerias firmadas, equipamento em aquisição e aprovação na Vigilância Sanitária no Estado garantem a implantação da especialidade em cirurgia cardiovascular e do Serviço de Hemodinâmica no Hospital e Maternidade Oase de Timbó

O Hospital e Maternidade Oase tem investido em tecnologias de ponta para oferecer aos pacientes um tratamento cada vez mais eficiente e inovador. Desde o ano passado, a instituição firmou um Termo de Compromisso com um grupo de médicos para a criação da especialidade em cirurgia cardiovascular e do Serviço de Hemodinâmica, que tem como objetivo oferecer tratamentos minimamente invasivos e mais precisos para os pacientes. Recentemente, a direção do Hospital esteve presente na 28ª Feira Hospitalar em São Paulo para conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado e adquirir equipamentos para o Serviço de Hemodinâmica. A aquisição do equipamento foi possível graças à aprovação da implantação do serviço junto ao Hospital e Maternidade Oase, através do Parecer Técnico da Vigilância Sanitária no Estado de Santa Catarina (Visa): 132/ANARQ/23. A Hemodinâmica é um serviço de diagnóstico e terapia endovascular das artérias, principalmente, obstruções das artérias do coração, pescoço, cérebro e dos membros inferiores.
O Serviço de Hemodinâmica tem como funcionalidade o atendimento das pessoas que necessitem de diagnóstico para verificar a circulação das artérias coronarianas, identificar a possibilidade de um infarto agudo do miocárdio ou indicar uma possível obstrução com exatidão, que pode causar o infarto. Em nota o cirurgião e diretor da GSS Serviços à Saúde, médico Maikon Madeira destaca que: “estamos muito felizes em poder oferecer esse serviço à população. A hemodinâmica é fundamental para o diagnóstico preciso das doenças cardiovasculares, que são as principais patologias com maior índice de mortalidade no país”. A construção do espaço físico para a implantação da nova especialidade e do serviço de Hemodinâmica já está em andamento e a previsão do início dos atendimentos é para 2024. “Com a Hemodinâmica diminuímos a mortalidade em grande parte, já que muitas patologias cardíacas necessitam de até 90 minutos para alguma intervenção”, reforçou o doutor Madeira. Com essa iniciativa, o Hospital e Maternidade Oase reforça seu compromisso em oferecer sempre melhores condições de tratamento aos pacientes e inovações tecnológicas. Com a implantação da especialidade de Cirurgia cardiovascular e Serviço de Hemodinâmica o município de Timbó se consolida e se fortalece como polo de Saúde para toda a região.
Ainda no setor da Saúde que envolve toda a região do Médio Vale é importante destacar que em breve haverá novas surpresas: uma delas será a implantação do Serviço de Oncologia em Timbó. Já a outra envolve um grupo de médicos da região, os quais já adquiriram Câmaras Hiperbáricas que serão instaladas em Timbó e na cidade de Indaial.