segunda-feira, dezembro 9Notícias
Shadow

Moda sustentável é destaque da 2ª edição do Febratex Summit

Promover o conhecimento sobre sustentabilidade e inovação para a indústria têxtil é o foco da 2ª edição do Febratex Summit, que será nos dias 23 e 24 de agosto, em Blumenau. 

O evento, organizado pelo Febratex Group, que promove as principais feiras têxteis na América Latina, enfatiza a importância da adoção de práticas comerciais mais conscientes, estimulando a criação de soluções inovadoras e, principalmente, destacando a importância da sustentabilidade em todas as etapas da indústria têxtil, desde a matéria-prima até o varejo. 

A programação deste ano contará com a participação e exposição de representantes da moda sustentável. 

Neste ano, haverá a exposição internacional Green Circle, com produtos desenvolvidos de forma sustentável como fibras, fios, linhas, cordas, tecidos, malhas, tecidos, promovida pelo Centro Tecnológico de Portugal, Citeve. 

Além disso, teremos a exposição de Moda e Arte Indígena We’e’ena Tikuna, representando a riqueza ancestral indígena, sendo a primeira grife brasileira criada por uma indígena nativa. 

EXPOSIÇÃO GREEN CIRCLE

A exposição Green Circle, promovida pelo Citeve, apresentará produtos desenvolvidos de forma sustentável, incluindo fibras, fios, tecidos e outros materiais têxteis, nos dois dias do evento. 

António Braz Costa, Diretor Geral da Citeve, explica que o iTechStyle Green Circle é uma iniciativa do centro para a valorização, dentro e fora de Portugal, da excelência em sustentabilidade têxtil. 

A iniciativa visa promover a excelência em sustentabilidade têxtil, identificando e selecionando materiais têxteis mais sustentáveis e desenvolvendo coleções eco-friendly por meio de designers treinados em ecodesign. 

A programação do Febratex Summit incluirá talks sobre a Estratégia da União Europeia em prol da Sustentabilidade e Circularidade dos Têxteis, explorando suas implicações dentro e fora da UE, bem como a importância crítica da bioeconomia nos têxteis para alcançar a neutralidade carbónica. 

DESFILE DE MODA E ARTE INDÍGENA WE’E’ENA TIKUNA 

Outra novidade do Febratex Summit 2023 é a presença da estilista We’e’ena Tikuna, que promete trazer ao evento uma conexão ancestral poderosa, apresentando o tecido de tururi, uma fibra natural milenar utilizada pelo povo Tikuna da Amazônia. 

Por ser orgânico, ele está ligado com a natureza, e com sua cultura indígena, fonte de inspiração da estilista. 

Através da moda e da arte, We’e’ena busca quebrar preconceitos e demonstrar como a sustentabilidade e a identidade cultural podem andar lado a lado, contribuindo para um setor têxtil mais consciente e inclusivo. 

A estilista destaca que os participantes do Febratex Summit poderão ver e tocar em peças como colares, pulseiras e bolsas, além de roupas feitas de Tururi. 

A marca trabalha exclusivamente com fibras de Tururi e tecido de algodão cru. 

Os grafismos que compõem as peças, são pintados manualmente por We’e’ena. 

We’e’ena  reforça a importância de mostrar que a moda ancestral indígena é uma forma de resistência, educação e conexão com a cultura, além de ser um meio para desafiar preconceitos e fortalecer a visibilidade da indígena.

INSCRIÇÕES FEBRATEX SUMMIT 2023

As inscrições para o Febratex Summit deste ano são realizadas pela primeira vez de duas formas, gratuita e full pass. 

O ingresso gratuito dá acesso à toda área de exposição de empresas, startups e espaços talks. 

O Ingresso full pass permite o acesso às palestras da Arena Principal, além de todos os benefícios do ingresso gratuito e tem disponibilidade ilimitada, ou seja, para os dois dias de evento. 

Vale lembrar que indiferente das opções citadas, será preciso fazer o credenciamento online para ter acesso ao evento. 

Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre a programação do evento, acesse o site www.febratexsummit.com.br.

Giordana Madeira, diretora executiva do Febratex Group, comenta:

“A segunda edição do Febratex Summit será um exemplo prático de economia circular não só para a indústria têxtil, mas também para a indústria de eventos, promovendo negócios inovadores e sustentáveis com base nos pilares de inovação, negócios e sustentabilidade”.