quarta-feira, abril 24Notícias
Shadow

ALÉM DE APROVAR “FRENTE PELA VIDA”, DIÁCONO RICARDO HOMENAGEIA MILITARES

Prestando homenagem à Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, a Casa Legislativa realizou uma Sessão Comemorativa para atender ao requerimento de N° 110/2023, de autoria do vereador Diácono Ricardo, assim como o requerimento de N° 162/2023, do vereador João Cobalchini, presidente da Casa, e o requerimento de N° 324/2023, do vereador Sargento Mattos.

No País, as organizações estatais de direito público das Polícias Militares possuem objetivos definidos por lei, contendo finalidades e competências expressas na legislação específica e na legislação peculiar.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Aurélio José Pezolato, a congratulação representa uma grande honraria para toda a Organização do Estado, visto que a Polícia Militar comemora 188 anos. “Receber essa homenagem do Legislativo Municipal, aqui na Casa de leis, é de extrema importância, para que essas autoridades reconheçam o nosso trabalho. Somos catarinenses que escolheram uma profissão que veste farda, que cuida das pessoas, e a Câmara também faz isso. Foi um dia de grande felicidade para toda a Corporação”, ele destacou.
Reconhecida como órgão da administração direta do Governo do Estado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), é uma instituição que surge para prestar serviços públicos na área de segurança pública, tendo como jurisdição todo o território catarinense.

Afirmando que o apoio fornecido pela Câmara contém representação significativa no processo de crescimento da Corporação, o Comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militares do Estado, Tenente Coronel Daniel Muller, relata que o respeito é mútuo. “É um sentimento de muita alegria e gratidão, essa Casa Legislativa é uma grande parceira do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, então, essa deferência nos deixa felizes e engrandecidos”.

Surgindo em 5 de maio de 1835 através da Lei Provincial de N° 12 estabelecida por Feliciano Nunes Pires, Presidente da Providência de Santa Catarina na época, a Força Policial, assim nomeada em seus anos primórdios, substituiu os Corpos de Guardas Municipais Voluntários para garantir a ordem e a tranquilidade no setor público, atendendo requisições de autoridades policiais a judiciárias.

O vereador Sargento Mattos, que conviveu em conjunto com os Policiais Militares do 4º Batalhão por quase 30 anos, aprofundou-se na significância da homenagem ao alegar que tais profissionais batalham todos os dias para defender a vida e a segurança na sociedade. “Senti na pele o que esses policiais passam nas ruas, no frio, no calor, na chuva, à noite, além do receio de enfrentar uma situação, mas sempre com coragem e determinação para resolver. O principal objetivo do Policial Militar é preservar a ordem e defender a vida”.

Salientando a essencialidade do papel dos profissionais que atuam na luta pela segurança, o vereador Diácono Ricardo ressaltou a importância da congratulação realizada. “Para proteger a vida, que está tão banalizada nesses últimos tempos, temos homens e mulheres abnegados que constantemente defendem a nossa sociedade. A Casa Legislativa fica feliz em homenagear a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado”, concluiu.

Homenageados:

Polícia Militar de Santa Catarina
Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Pezolato
Banda de Música da Polícia Militar
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
4º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina
4ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina

About Author