domingo, fevereiro 25Notícias
Shadow

Aproximação com o associado marca ações da Acig em 2023

Entidade apostou em pilares como eventos para networking, palestras informativas e orientativas, além de abraçar causas de impacto direto na comunidade, reivindicando, principalmente, melhorias em infraestrutura e mobilidade

Em continuidade ao projeto apresentado na posse do biênio 2022-2024, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig), vem cada vez mais atraindo o empresariado local para o seu guarda-chuva de possibilidades. Durante este ano, o trabalho na entidade foi intenso no sentido de oferecer ao associado segurança informativa, networking e apoio nas demandas que impactam os negócios e a comunidade como um todo. “Foram meses de muito trabalho, buscando ter mais aproximação tanto com aqueles que já estão conosco, valorizando a participação de cada um na nossa jornada empresarial, como também para mostrar o quanto as ações da Acig têm um peso significativo no dia a dia das empresas, buscando unir ainda mais forças para a nossa entidade”, destaca o presidente Edemar Enio Wieser.

Os encontros presenciais tiveram um papel significativo no envolvimento dos associados entre si e na disseminação de conteúdos informativos e de orientação às práticas nas empresas. Palestras de cunho judiciário, como a sobre holding familiar e sobre a nova legislatura sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho foram algumas delas.

A presença de convidados nas reuniões de diretoria, assim como as reuniões itinerantes também fortaleceram a presença da Acig entre os associados. “A vinda de lideranças políticas para ouvirem nossas demandas foi bastante produtiva, de maneira geral. O deputado estadual Antídio Lunelli e o secretário de estado de infraestrutura, Jerry Comper, por exemplo, puderam ver de perto a nossa realidade, principalmente quanto às questões de mobilidade que competem ao Estado”, lembra o presidente.    

Reivindicações

O tema mobilidade foi, inclusive, um dos principais pleitos da Acig em 2023. Destaque para a implantação de uma marginal na BR-470, que ofereça um acesso mais fácil aos colaboradores das empresas situadas ao longo da rodovia federal, além da possibilidade de construção da terceira ponte em Gaspar (ligando o bairro Bela Vista à BR-470) e da revitalização das estradas estaduais que ligam às vizinhas, a exemplo da Ivo Silveira e da avenida Francisco Mastella, que é de responsabilidade do governo do Estado.    

Núcleos Setoriais

2023 foi intenso para os integrantes do Núcleo Imobiliário da Acig: a partir de um planejamento anual, definido em conjunto pelos integrantes, as ações dos nucleados ganharam metodologia e, assim, ficaram mais palpáveis. A primeira edição do Café Imob foi uma das iniciativas que marcou as atividades do ano, porque integrou quem já é associado, mas também atraiu novos atuantes do segmento. “O Núcleo Imobiliário desenvolveu um papel importante nos trabalhos da Acig este ano. A postura proativa dos associados do segmento trouxe um olhar diferente para tantas iniciativas que podemos desenvolver, fortalecendo esse segmento empresarial que já é bastante forte na nossa cidade”, comenta Edemar.

Quanto ao Núcleo Têxtil, o ciclo de 2 anos guiado pela então coordenadora Sheila Censi Braun foi encerrado e trouxe à tona todo o trabalho desenvolvido durante a gestão. Destaque para os movimentos em prol do título de Capital Nacional da Moda Infantil e as necessidades a serem atendidas para que o selo realmente tenha valor. Um evento de relevância foi a segunda edição do Connect to Market, reunindo centenas de pessoas, que acompanharam um dia inteiro de exposições de experts no mundo dos negócios sobre gestão, marketing, sucessão familiar e tendências de negócios. “Tivemos um período muito importante para o Núcleo Têxtil durante a gestão da Sheila em conjunto a outros associados da pasta. Somos muito gratos pelas ações desenvolvidas e por trazerem suas contribuições, que continuarão tendo reflexos na trajetória do núcleo”, destaca o presidente.  

Ações Sociais

Levar informações sobre o associativismo para jovens tem sido visto como uma ação de cunho social dentro da entidade. Isso é o que ocorre no projeto Empreendedorismo nas Escolas, que este ano contemplou os estudantes do Ensino Médio dos colégios Frei Godofredo e Honório Miranda, ambos estaduais.  “Quando saímos da nossa rotina e expandimos o conhecimento para a esfera juvenil, estamos, sim, praticando um bem social. Despertar nos adolescentes o interesse pelos negócios é uma maneira de orientá-los para boas práticas”, afirma Edemar. Outras iniciativas, como ações básicas de saúde, bem-estar e de qualificação profissional para os colaboradores de empresas associadas em alusão ao Dia do Trabalhador e a arrecadação de donativos para os atingidos pela enchente de Taió também estão na lista de cunho social da entidade.    

“Foi um ano produtivo e agregador para o nosso associado. Temos no nosso planejamento estratégico que ações como as que desenvolvemos este ano possam ser replicadas em 2024, incrementadas por várias outras que tragam ainda mais suporte para o empresariado gasparense”, finaliza o presidente.

Sobre a Acig

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com ideias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.

About Author