quinta-feira, junho 20Notícias
Shadow

Festival Gastronômico de Indaial revela os 10 menus que celebrarão a cultura gastronômica regional

Para promover uma jornada gastronômica única, o Festival Gastronômico de Indaial terá 10 menus que representam a herança deixada pelos pioneiros da região. Os pratos, feitos com ingredientes locais, têm inspirações diversas e marcam os 90 anos de emancipação do município. Todas as receitas foram criadas exclusivamente para o evento, que será realizado entre 3 e 5 de maio, na Alameda Gastronômica, um espaço especialmente montado no Parque Municipal Jorge Hardt. Com entrada gratuita, a 3ª edição manterá o modelo “Alameda Gastronômica” com todos os estabelecimentos participantes em um mesmo ambiente e que, no ano passado, reuniu mais de 7 mil pessoas.

Entre os 10 menus, o público poderá experimentar pratos como: batata recheada, croquete, esfiha, gnocchi, hambúrguer, marreco, pastel, pizza, spätzle, torteialém de uma variedade de cervejas especiais. Todos são elaborados com recheios e sabores diferenciados, exclusivos para o Festival Gastronômico de Indaial, e buscam conectar os moradores com as nove décadas da cidade, celebrando sua história e tradição gastronômica. “Essas delícias culinárias refletem a herança cultural dos colonizadores italianos e alemães, mas também dos povos indígenas que já estavam por aqui, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica que representa nossa região. Com elementos que remetem ao nosso cotidiano, esses pratos são verdadeiros símbolos locais”, afirma Claudio Zimmermann, presidente da Associação de Turismo de Indaial (Turind), responsável pela realização do evento.

Os menus foram aprimorados com o apoio do Sebrae SC, que proporcionou treinamentos para os estabelecimentos participantes, garantindo pratos de qualidade e autenticidade. “A curadoria visa valorizar os ingredientes regionais e garantir que os pratos estejam alinhados ao tema do Festival Gastronômico de Indaial, com criações inéditas ou releituras de receitas tradicionais, avaliando sabor, criatividade, textura e apresentação”, explica a consultora de planejamento e gestão do Sebrae, Tamara Legarrea.

O Coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalém Barcelos Machado, relembra que, além da gastronomia e história regional, o evento também se torna um propulsor para o turismo. “É uma iniciativa que vai muito além da cultura gastronômica, mas atrai olhares e estimula novos visitantes, assim como, o desenvolvimento econômico”, acrescenta.

Programação cultural e atrações para todas as idades

Além da culinária, o evento terá shows e atividades culturais, como o Armazém do Festival, que oferecerá artesanato e estandes da área de gastronomia e negócios. Contará ainda com o Quintal Brincar do Sesc, uma área infantil gratuita. A 3ª edição do Festival Gastronômico de Indaial é uma realização da Associação de Turismo de Indaial (Turind) e Prefeitura de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, com consultoria técnica do Sebrae SC e patrocínio de Segalas e Benke.

Conheça os 10 menus do 3º Festival Gastronômico de Indaial:

https://lh7-us.googleusercontent.com/CuGnDsSNKbtLal5RY6sBnn5tY3qjcw4txvj0Sk9k3TRTeiADhqzgHvDbWFF_CM3sWEsruj6TOHiAsyJWJuKT1ak83cMqTkCMk-SxF0ySwWKoQNff3r7wjQq2m3Ilk7sfIC8bY5jjkEmVeffFsbeeprISpätzle Festivo: Spätzle ao molho rosé, linguiça Blumenau e bacon finalizado com queijo ralado.

Na região de Indaial, o spätzle é mais que uma massa; é uma herança cultural trazida pelos pioneiros alemães, que se enraizou nos hábitos alimentares das famílias locais. Esta criação evoca sabores e aromas, que são como um abraço para a infância, assim como carrega o gostinho inconfundível da comida de vó, unindo a família ao redor de uma mesa, onde a boa comida é a verdadeira celebração.

https://lh7-us.googleusercontent.com/ft_4K0U17YV567Mc48PrA2G7qX05sY2NHHlwoOR7VsVRTuBC2WCAwSBDMVrCkWOGnhIuVEJG_L2xrnrGDCbDMt8LqXXhL1wWByYccWz0MliPGM_VX0CQsPT5rhrt5Dp6NIhGy72PsFPaS_vHmn26sxoOriginal Burger: Burger feito com blend de carne suína e bovina com temperos naturais, pão de brioche, queijo provolone, picles agridoce com cebola roxa, alface-americana, tomate e maionese da casa.

Feito com produtos da cidade, incluindo as hortaliças cultivadas no estabelecimento, o prato proporciona uma mescla de sabores, que em cada mordida ressoa às memórias afetivas do público. Este hambúrguer é mais do que um prato, é um elo que conecta os moradores de Indaial com os 90 anos de tradição do município.

https://lh7-us.googleusercontent.com/KxECNjJNAkJXM_vH2qJ3dnZbBunowusaZkrivioT67LRDD4Q1A3XTVD2tbEdJn5YWMTUn6pZ5_MaMA_saPi2zP-S2blUInd5UhIQSHHn5Fi_PktePEyew81CkN9NFqQ499ZmuHoRQ8vEZLmyDCPr1S8Marreco à Moda de Indaial: Marreco desossado ao molho roti com füllung (recheio de miúdos de marreco temperados) servido com farofa crocante de banana com bacon e repolho roxo agridoce.

O menu destaca um dos mais renomados ingredientes da cidade: o marreco. Combinado com repolho roxo e banana, produtos em abundância na região, este prato apresenta um profundo senso de nostalgia. Na versão exclusiva traz molho roti, farofa crocante de banana e bacon e um agridoce de repolho roxo. Além de celebrar os 90 anos de Indaial, também perpetua as tradições gastronômicas da região.

https://lh7-us.googleusercontent.com/7JYfBsN2R_ILWO5U2Bt5XHOBKFEQGzkS-K0XVPpqyWbzZsvrusrb54NDzYtspwOQfz-Xmid_O7Z_fE9JSemBk2_t1EPp86oUKgN6mH1PcfbVXuemHeuxTh_YltWUq8ugjbPvHSz8bDi6zMV9vpKboygPato na Canoa: Massa de fermentação natural, pato cozido e desfiado, creme de ricota e repolho roxo, finalizados com raspas de laranja e azeite aromatizado de laranja.

Orgulhosamente criada em Indaial, a maior exportadora de pato do planeta, este prato presta homenagem à rica produção como uma verdadeira obra de arte gastronômica. O diálogo dos sabores adiciona ainda mais harmonia à receita. Combinação única que celebra a tradição e o sabor dos 90 anos de Indaial, perpetuando as origens locais.

https://lh7-us.googleusercontent.com/xvLxvi3pk15UfpKtIBWX7egTNNx7hl1cvz3PIxq2rTZAHLA9dEE5hE8ijGUGjaDteAl3lN9V_B_NxvLaz2kP7V8lgf7qkhhNmivLGjgA9kFC0YTzhxoEB6K6WfMzi6fAJ9IlJ-HhQyBqLxBk-z2xzzY  Combo Jamal: Combo contendo uma esfiha de aipim com galinha, requeijão catupiry e queijo muçarela e uma esfiha de banana com creme de caramelo finalizada com chantilly de café.

A esfiha se transforma em uma tela, onde se pinta a tradição do aipim com galinha. Em uma releitura de seu próprio menu, surge a esfiha com esses dois ingredientes, que destacam a herança gastronômica da região. No combo vem ainda a receita com banana e cobertura de creme de caramelo com chantilly de café, uma sofisticação que não esquece as raízes. Tudo planejado para aguçar o gostinho da infância e resgatar as memórias afetivas.

https://lh7-us.googleusercontent.com/W2k8Syfc9X6JhTBSZhdbudxEwtPHb9s9QArf6QNCPcrI5m4kBBRursa6p6gDIVT9iMuDM1slNv6lNg3UJ3al8S9SGmJUNk-XFt5m0AZlqrt7l4lK8FJ4e7UXygvpkrM6Gb_M6CAgNvCzqg021GGP9REBatata Recheada Especial: Batata recheada especial composta por um delicioso molho de palmito, requeijão e queijos muçarela e provolone, incluindo panceta e farofa de linguiça Blumenau.   

Se tem algo que o morador de Indaial ama é batata recheada. E esta receita que celebra os 90 anos de Indaial reforça a paixão pelo prato. Marcado por ingredientes regionais que combinados exercem um fascínio no público, traz a sensação de confraternização familiar, além de manter viva a tradição, convidando os moradores a uma viagem gastronômica pelos sabores de sua terra natal.

https://lh7-us.googleusercontent.com/eUKIAkw7HpkijqODbcJkTuSRAzB_s0b7ByVyAjJ4lfx4ZanG3GFus4_e-u1QXi_vm8GdVzxTP5VgKqFoLHg1O3dRGbr3Dfg8i43sx0CcPIJXmKnfZOTivye_F7niaoK1SZO1omHSAPM54JTNXcAdOTkGnocchi Netho: Massa caseira de batatas inglesa e doce com molho de nata e limão-siciliano, cubos de mignon, finalizado com bacon, alho-poró e tempero verde.

A celebração dos 90 anos de Indaial é marcada por um menu que honra as raízes culinárias da cidade. O gnocchi, feito com uma combinação única de batatas inglesa e doce, traz a sensação de aconchego característica das receitas da imigração italiana, que também deixou sua marca no desenvolvimento da região. Além disso, expressa a leveza e a explosão de sabores, que são verdadeiros patrimônios gastronômicos de Indaial.

https://lh7-us.googleusercontent.com/9GoD78H0aNpX-2L8ZLgUcfsrGeCtoCanHM0r9DHUCR69rSwRvkq7Lz7r3XPEkO3WM-zeDPXrFf-Y3Jp49JPd_TUhV67qlTUwlBFTZpYhobs7kBZ1o_ZAQXj_cndkiz4HZhIQH4hcXUKBQVks-Gx6VOsPastel com Bolinho: Quatro minipastéis de massa caseira crocante com recheio de bolinho de carne suculento finalizado com temperos frescos. Acompanha vinagrete caseiro e tradicional maionese da casa.

Inspirados nos pioneiros alemães, colonizadores de nossa cidade, apresentamos uma proposta desconstruída do tradicional Hackepeter, criando um pastel que transcende a forma tradicional, combinado com recheio de bolinho de carne. É uma mistura que evoca o calor dos lanches familiares e a tradição das festas locais. Este prato é um convite para uma viagem gastronômica através dos tempos, celebrando a rica origem germânica que marca a história de nove décadas de Indaial.

https://lh7-us.googleusercontent.com/dUNMNGjmlwqmOx7kAJwbUTxgA5NOfcs6C-8Tac7NuRvwPw4c35LBbyavje4D-2_1aCVUmOjZ1CHyws-lT2HgI2C8WzEKsZuV2tgR7ig0d29kCIr4XAtP7sYbM943itSaCtF1jiLUxCG0061dW3T07fYCroquete Indaial: Croquetes de mandioca com linguiça de Indaial empanados em farinha de milho (porção 6 unidades). Acompanha maionese de mostarda e maionese de vinagrete.

Este prato resgata as raízes dos povos nativos. Inspirado no prato maniok speck, é uma releitura feita com uma saborosa massa de mandioca misturada com linguiça de Indaial frita, em formato de croquete, e empanada em farinha de milho. A criação culinária ecoa os costumes preservados por quase um século, simbolizando a união do tubérculo utilizado na época dos povos primitivos com sabor defumado dos imigrantes, em um menu que evoca o aconchego da cozinha de família.

https://lh7-us.googleusercontent.com/7-KiuvGlO_19TvRSCEggtPu9mMnVU9Pp5mk8Drbpd42C_ruFMmKgGYAYE7CANgaB7ELWtKkKoluQKrKSrvxSgI-tHuLuvqDjcnNNJ_8l69lD7TFPA5oIMOsfnsYgT0CliYXcrCkpNJ01Ql-Sxr3tSnETortei de La Nona: Massa tradicional caseira, enrolada e recheada com abóbora cabotiá, coberta por cubos de carne suína ao molho caseiro com especiarias, salpicada com queijo parmesão. 

Esta receita se propõe a despertar memórias afetivas ao trazer uma massa artesanal com abóbora cabotiá harmonizada com queijo, molho e cubos de carne suína aromatizados com especiarias. Carrega a essência das avós, numa adaptação de uma fórmula familiar para celebrar os 90 anos de Indaial. As técnicas modernas de gastronomia são empregadas sem perder o charme e o carinho reconfortante que deixam o coração mais quentinho.

https://lh7-us.googleusercontent.com/hiJLp0tvSLOr0zJQRxhtWKrI8dskBgSixhIF-hXvVuZoah6ZoFoXs7DlgsoCm-vVSeQdC_Kex2c6PT32E3dbUlTF3k3V3YjPNwz_-U2S7r-k6Wvcq28wFO3xs9na2niL0uf_F3TfZAB6iNbZ3BtOH_EVariedades de cervejas Belgard: O café é um produto de muita expressividade local e ingrediente de uma das cervejas que a Belgard apresenta em destaque para o Festival, do tipo Amber Lager. A combinação inusitada harmoniza com o menu do evento e a tradição de Indaial, celebrando os 90 anos do município.

Serviço:

O quê: 3º Festival Gastronômico de Indaial

Quando: de 3 a 5 de maio

Onde: Alameda Gastronômica instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, Indaial (SC)

Entrada gratuita