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Abril Verde: saúde e segurança no trabalho devem estar no foco da indústria

Em 2022, foram registrados mais de 600 mil acidentes de trabalho; investimento em gestão e qualificação dos profissionais são ferramentas de prevenção

Os acidentes de trabalho são uma preocupação constante de empresas e colaboradores, principalmente no setor da indústria, onde muitas funções podem se deparar com atividades de risco. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), apenas em 2022* foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que destes, 2,5 mil trabalhadores morreram.

Os dados mostram a importância do investimento em ações que melhorem a saúde e a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Os impactos desses acidentes não se limitam apenas aos trabalhadores afetados, mas também às empresas, que enfrentam custos com indenizações e afastamentos. Investir em segurança no trabalho não é apenas um dever ético, mas também uma estratégia inteligente para evitar prejuízos humanos e financeiros.

Para conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado o movimento Abril Verde, que utiliza o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, para ressaltar a necessidade do debate e do investimento na promoção de ações focadas neste objetivo. 

Cuidados e benefícios

As medidas de prevenção são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro. Entre esses cuidados imprescindíveis estão o cumprimento da legislação, realização de treinamentos adequados, fornecimento e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), revisão de máquinas e equipamentos, implantação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e manutenção de um ambiente limpo e organizado.

Ao adotar essas práticas, as empresas não apenas cumprem suas obrigações legais, mas também colhem uma série de benefícios. Colaboradores mais satisfeitos, clima organizacional positivo, ambiente de trabalho seguro, preparo para lidar com imprevistos e redução de custos com acidentes são apenas algumas das vantagens.

Para apoiar empresas que desejam investir na área de SST, o SESI possui uma gama de serviços desenvolvidos para promover a cultura da segurança e da saúde dentro das empresas.

  • Gestão de SST

Foco em gestão de riscos ocupacionais e saúde do trabalhador na busca por melhoria contínua com entrega de resultados e com simplificação no envio de dados de SST para e-Social por meio de tecnologias automatizadas. Elaboração de laudos e programas, como PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, LI – Laudo de Insalubridade, LP – Laudo de Periculosidade e LTCAT – Laudo Técnico das Condições de Trabalho, parte fundamental da Gestão em SST, principalmente, para determinar as condições ambientais e se elas irão influenciar em processos e rotinas trabalhistas, como direito à aposentadoria especial ou pagamento adicional de insalubridade e periculosidade.

Para manter os programas e laudos sempre atualizados, levando em consideração todas as alterações e modernizações pelas quais a SST passa nos últimos anos, os serviços do SESI preveem documento vivo, com atualização constante e emissão de novas versões sempre que necessário.

Também são entregues o Relatório Analítico do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o Relatório Geral do Programa de Gerenciamento de Riscos, documentos fundamentais que apresentem o desenvolvimento e resultado desses programas e o planejamento para os próximos ciclos.

A ferramenta web é desenvolvida de forma especializada para as rotinas de SST das empresas e permite a gestão de informações legais como:

  • Visualização de exposição de risco por grupo ou trabalhador;
  • Entrega de Equipamento de Proteção Individual;
  • Emissão de ordens de serviço;
  • Gestão de CIPA;
  • Gestão de treinamentos;
  • Gestão de Plano de Ação;
  • Convocação de exames ocupacionais;
  • Agendamento de exames e consultas ocupacionais;
  • Gestão Eletrônica de Documentos;
  • Registros de incidentes;
  • Emissão de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
  • Medicina do trabalho

Os exames médicos ocupacionais são realizados conforme os termos da Norma Regulamentadora 7: exames admissionais; periódicos; demissionais; mudança de risco ocupacional (antiga mudança de função); e de retorno ao trabalho.

Todos os exames são realizados de acordo com a indicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Além disso, é feita a avaliação clínica do trabalhador, buscando a aptidão para a função exercida.

  • Cursos de NR (Norma Regulamentadora)

Treinamentos que preparam os trabalhadores para atividades exercidas na indústria. Com um colaborador devidamente treinado, a chance de ocorrerem acidentes de trabalho é reduzida. As qualificações ministradas pelo SESI somam a flexibilidade do ensino à distância e a prática necessária das aulas presenciais, onde os trabalhadores estudam para manter os ambientes de trabalho seguros em qualquer situação.

Atualmente, são disponibilizados cursos das principais Normas Regulamentadoras: NR05, NR10, NR11, NR12, NR13, NR15, NR18, NR20, NR22, NR23, NR26, NR31, NR33, NR34, NR35, NR36.

Com serviços especializados em Segurança e Saúde no Trabalho, o SESI oferece soluções abrangentes para ajudar as empresas a promoverem uma cultura de segurança. Seja na gestão de riscos ocupacionais, na realização de exames médicos ocupacionais conforme as normas regulamentadoras ou na oferta de cursos de capacitação em diversas NRs, o SESI é referência em tornar as indústrias mais seguras e competitivas.

*Dado mais recente consolidado.