segunda-feira, maio 20Notícias
Shadow

Mais do que um logotipo: o papel do branding na conversão de clientes

*Por Mateus Tamborlin, publicitário e gerente de Estratégia de Comunicação e Marca da agência Seven Comunicação Total, de Blumenau (SC)

As estratégias de branding costumam ser associadas apenas à consciência sobre uma marca, situação cunhada na publicidade com o termo “awareness”. Esse conceito define uma marca que é corretamente reconhecida pelos consumidores. É claro que este é um dos principais objetivos da comunicação de um produto ou serviço, mas não podemos esquecer que o branding vai muito além disso.

Confiança, familiaridade e reputação são pontos-chave para uma venda bem-sucedida. Nesse sentido, o branding desempenha seu papel na parte de conversão do funil de vendas.

Um bom branding comunica características que influenciam o consumidor a tomar a decisão de compra. Uma marca conhecida por ter qualidade e excelência terá uma vantagem competitiva para atrair novos clientes quando comparada aos concorrentes. Dessa forma, a reputação e a percepção de qualidade andam de mãos dadas. 

Uma pesquisa desenvolvida pela empresa Guia dos Melhores retrata essa realidade que pode ser vista na prática: para 53% dos consumidores, a identidade da marca — que vai além da identidade visual e inclui também o posicionamento e valores — é um fator relevante para a compra.

Entre os entrevistados da pesquisa, 27% consideraram essa questão como importante na escolha do produto e 26% garantiram que só consomem marcas com as quais se identificam.

Uma das possibilidades de fortalecimento do branding com esse foco está na produção de conteúdo. Segundo uma pesquisa do Instituto de Marketing de Conteúdo, pequenas empresas com blogs conseguem 126% a mais de crescimento de leads, um importante passo para a conversão.

Uma boa estratégia de marketing digital, com anúncios em redes sociais e desenvolvimento de conteúdo orgânico também ajuda a fazer essa audiência olhar para a marca e ainda possibilita um acompanhamento e análise dos resultados.

No fim, o que os empreendedores e empresários buscam é o crescimento do negócio. Um branding bem executado auxilia criando conexões entre os consumidores e a marca e construindo uma base sólida. Assim, mais do que apenas um logotipo bonito, o branding é uma estratégia para a conversão de clientes e o crescimento da empresa.

Sobre a Seven

Uma das agências de comunicação de maior referência no Sul do país, a Seven atua com uma estrutura integrada para entregar ao cliente soluções de ponta a ponta, visando a conexão com o consumidor e o desenvolvimento de novos negócios. São mais de 40 profissionais multidisciplinares desenvolvendo soluções de comunicação para toda a jornada do cliente, com ativação em todos os formatos de mídia, para clientes em todo o país. Fazem parte do portfólio da agência empresas como Uniasselvi, Oster, Sistema Ailos, Viacredi, Habitat Construtora e Thabrulai Alimentos.