domingo, julho 21Notícias
Shadow

Parceria entre Teclógica e PPI Multitask, empresa do Grupo WEG, visa qualificar a indústria 4.0

O objetivo é proporcionar ao mercado industrial mais agilidade e rentabilidade dos negócios, promovendo a tecnologia no chão de fábrica

A parceria entre a Teclógica e a PPI Multitask, empresa do Grupo WEG, promete alavancar o mercado da indústria 4.0, tornando esse setor cada vez mais digital, qualificado, produtivo e competitivo. A Teclógica é especialista em soluções digitais de manufatura e gerenciamento de serviços para diversos segmentos. Já a PPI Multitask é dedicada à indústria 4.0 e pioneira no Brasil em soluções MES (Manufacturing Execution System – Sistema de Execução de Manufatura).

Através da parceria, as empresas irão oferecer um sistema de controle de produção com soluções MES, um software 100% configurável, com foco na indústria para monitorar, controlar e gerenciar o processo de produção em tempo real. De acordo com Aloísio Arbegaus, CEO da Teclógica, o software substitui os apontamentos em papel no chão de fábrica através da coleta de dados online de produção, movimentação de materiais, qualidade e manutenção. “Essa substituição proporciona informações em tempo real para o monitoramento, a rastreabilidade da operação industrial e os indicativos de quebras e anomalias.”

A parceria entre as organizações oferece ao mercado a expertise de duas empresas especializadas em manufatura por mais de 30 anos em diversos segmentos da indústria. O gerente comercial e de parcerias da Teclógica, Eduardo Ehlert, explica como vai funcionar a operação entre as organizações. “A Teclógica passa a ser um canal de vendas do software da PPI Multitask e, ao mesmo tempo, colabora com um time de profissionais seniores em implantação e integração de soluções digitais. Já a PPI traz todas as suas soluções, incluindo o portfólio WEGnology, completando assim ofertas de ponta a ponta para esse segmento.”

Marcelo Pinto, CEO da PPI Multitask, explica que, através desse software, é possível acelerar ganhos de produtividade e OEE (eficácia geral do equipamento), reduzindo perdas de qualidade e materiais, otimizando a logística interna e a acurácia de inventários. “A novidade é que tudo isso pode ser implantado de modo gradual, passo a passo, respeitando a maturidade de cada fábrica. As nossas novas soluções foram concebidas para viabilizar a implantação em ondas de entrega de valor e rápido payback.”

Jornada para a digitalização total da indústria

A oferta do software MES é destinada às indústrias de médio e grande porte. A cooperação entre Teclógica e PPI Multitask visa simplificar e respeitar a maturidade da Jornada 4.0, que serve para as organizações situarem seu desenvolvimento na Indústria 4.0 e projetarem estratégias em busca de um maior uso de serviços digitais nos processos de produção. “A Teclógica realiza a avaliação dos diferentes níveis de maturidade dos clientes através de processos e metodologias e, com as soluções PPI-Multitask e WEGnology, orienta esses clientes sobre as possibilidades de ganhos ao adotar e/ou melhorar a digitalização do chão de fábrica”, detalha Ehlert.

O CEO da PPI-Multitask reconhece na Teclógica as competências técnicas necessárias para apoiar no atendimento da crescente demanda de sistemas MES, principalmente na prestação de serviços especializados na implantação e sustentação das aplicações. “São profissionais com grande conhecimento das indústrias onde atuamos e das tecnologias que embarcamos em nossos produtos de software”, conclui.

Mercado e objetivos para a Teclógica

A expertise de mercado da Teclógica em implantação e conhecimento de soluções para a manufatura tornam os objetivos desta parceria ainda mais desbravadora. Com a oferta desse serviço de soluções MES, a direção da Teclógica já estipula metas para o crescimento da carteira de clientes. “Por se tratar de uma operação promissora e de muito potencial, a expectativa é dobrar a carteira de clientes de manufatura da Teclógica até 2026”, afirma Arbegaus.