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Três estratégias empresariais para evitar clientes insatisfeitos e proteger a saúde da sua equipe

Conheça o método da consultora de marketing Camila Renaux para desenvolver sintonia entre consumidor e marca

No atual cenário empresarial, a busca por novos clientes é uma prioridade para assegurar a sobrevivência das empresas. Sem prospecção, não há receita, e sem receita, nenhum negócio pode se manter. No entanto, para garantir resultados positivos, é preciso reconhecer a importância de estabelecer filtros eficazes para potenciais clientes. Essa prática muitas vezes passa despercebida, mas impacta diretamente no sucesso e, principalmente, na saúde e o bem-estar das equipes.

Quando um cliente busca um serviço, ele tem necessidades específicas. Ignorar essas demandas, seja prestando pouca atenção à sua dor ou oferecendo soluções genéricas, só resultará em insatisfação. “Antes de assinar contratos, avalie se as expectativas estão alinhadas com os serviços oferecidos por sua empresa. Muitas vezes, o cliente fica insatisfeito com um serviço bem feito, simplesmente porque não atendia ao que ele desejava. Isso não apenas afeta a satisfação do usuário, mas também coloca pressão sobre os colaboradores da sua empresa, que se sentem frustrados ao lidar com clientes descontentes. Com uma comunicação transparente e uma análise, é possível evitar essas situações e promover uma relação comercial harmoniosa e produtiva“, explica Camila Renaux, especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial.

Se os requisitos não estiverem alinhados com os serviços da empresa, é prudente reconsiderar o contrato. Recusar um cliente não significa necessariamente perder uma oportunidade, mas sim evitar tempo e energia com aqueles que não se encaixam no perfil. “Para estabelecer um filtro eficaz de clientes, meu método inclui autoconhecimento, formulários e reuniões de integração, juntamente com feedback constante, garantindo que as necessidades do cliente e os serviços da empresa sejam compreendidos desde o início da relação comercial”, completa Renaux. Confira abaixo o método utilizado pela especialista:

  1. Conheça o seu negócio: o primeiro passo é entender nos detalhes os serviços que a sua empresa oferece para garantir que atenda às expectativas do cliente.

Como? Dedique um tempo para analisar cada serviço oferecido. Use também a sua experiência diária para avaliar se o que está sendo pedido é viável. Mesmo que seu negócio forneça o serviço em questão, é possível que tenha identificado situações em que não é adequado para as necessidades solicitadas. Mantenha essas informações em mente ao interagir com os prospects e clientes. Esse conhecimento detalhado não só contribui para oferecer um serviço de qualidade, mas também para estabelecer expectativas realistas desde o início da relação comercial.

  1. Aplique questionários de prospecção: essa iniciativa auxilia na compreensão aprofundada dos seus potenciais clientes. Ao definir com clareza esse perfil, você pode direcionar suas estratégias de marketing e vendas de maneira mais eficiente, atraindo aqueles que realmente se beneficiarão dos seus serviços.

Como? Antes de assinar o contrato, desenvolva questionários que abordem as necessidades e expectativas específicas do cliente. Utilize informações como metas desejadas, dados disponíveis para contribuir com o seu trabalho, preferências de comunicação entre vocês, experiências anteriores com empresas do mesmo ramo e outros detalhes relevantes para fortalecer a relação. Além disso, a análise do tempo de resposta e interesse demonstrado pelo cliente em relação ao questionário já fornece insights sobre o potencial de colaboração. Se você precisa de respostas rápidas e o cliente demorou ou não levou esse processo a sério, isso deve ser considerado.

  1. Mantenha a avaliação constante: em contratos de longo prazo, não é suficiente aplicar um questionário uma vez e considerá-lo definitivo. A revisão periódica desses perfis, com base em feedbacks e dados atualizados, é necessária para ajustar e manter uma relação eficaz com o cliente.

Como? Estabeleça checkpoints regulares para acompanhar o progresso do cliente e coletar feedback. Utilize pesquisas de satisfação e reuniões de revisão para identificar áreas de melhoria e implementar os ajustes necessários. Esse processo não apenas mantém a satisfação do cliente em dia, mas também demonstra seu compromisso com a excelência e a busca pela melhoria contínua.

Conheça mais sobre Camila Renaux

Camila Renaux é especialista em Marketing Estratégico, Marketing Digital e Inteligência Artificial pelo MIT nos Estados Unidos. Eleita por três vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, é embaixadora de Philip Kotler e de seu evento eWMS (World Marketing Summit) no país. Já treinou milhares de alunos, distribuídos pelos cinco continentes, através de seus cursos on-line. Consultora de empresas, vivencia o digital no seu dia a dia há mais de 20 anos. Produz conteúdo ativamente para compartilhar doses generosas de informação e é palestrante de um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina.