
Dois jornalistas; um só coração do mesmo campo e uma causa chamada Fortaleza. Vejo muitas lutas e sonhos em comum entre a maior deputada federal do Brasil e o mais combativo dos poetas.
Na “Semana do Livro” que iniciamos nesta data de abril, resgato com muita honra a história entrelaçada de ambos.
Luizianne Oliveira Lins nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 18 de novembro de 1968. Jornalista, professora universitária e sempre filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), seu único partido.
Foi no final do primeiro ano do século XX, em 29 de dezembro de 1901, que nasceu Jáder Moreira de Carvalho, no distrito de Serra do Estevão, em Quixadá. O cearense foi jornalista, sociólogo, advogado, professor e romancista, mas, de acordo com seu filho Cid Carvalho, “o que ele mais gostava de ser era poeta”.
Luizianne é a deputada federal mulher mais votada do Estado do Ceará e ex-prefeita de Fortaleza. Escorpiana igual Lula da Silva, sua marca é a ousadia e atitude.
Luizianne aprendeu, ao longo de tantas perseguições, a perder o medo sem deixar a sensibilidade ir embora.
Jádee, um dos maiores intelectuais da sua época, teve seu caminho atravessado por diversas pedras, desde a seca de 1915, à perseguição política na Era Vargas. Era filho de Francisco Adolfo de Carvalho, um funcionário da Rede de Viação Cearense (RVC), cujo serviço exigia que a família mudasse constantemente de residência. Assim, foi em Iguatu que Jáder de Carvalho começou a imprimir um seminário de letras na tipografia arrendada por seu pai.
Símbolo de Prefeita da “cultura, Juventude e das obras sociais” Luizianne disputou a reeleição nas eleições municipais de 2008, ganhando no primeiro turno com 50,16% dos votos. Já tinha sido vereadora de Fortaleza (1996), e deputada estadual do Ceará (2002. Até 2012, a capital viveu uma revolução cultural, educacional e social jamais vista.
Graduada em Jornalismo, é professora licenciada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Após um período dedicada ao trabalho acadêmico, elegeu-se Deputada Federal. Mas as surpresas continuam no seu grande legado político: criou recentemente o “Campo de Esquerda” movimento político chamado, por ela própria, de “movimento dos movimentos”. Aliás, o mandato dela deveria ter este slogan: “Mandato e Legado de Movimentos”.
Curiosamente, Jádee de Carvalho foi o fundador do jornal e coletivo cultural “A Esquerda”(1928). Mais um ponto em comum na biografia dos dois heróis.
Um grande crítico do governo de Getúlio Vargas, ele era professor de Sociologia no colégio Liceu, em Fortaleza, quando o presidente retirou a disciplina da grade curricular das escolas, passou então a lecionar História. Participante ativo do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi preso em 1945, quando o estado insinuava apoio ao Governo Nazista, do alemão Adolf Hitler, na Segunda Guerra Mundial. Jáder de Carvalho foi condenado a 20 anos de reclusão por fazer um discurso anti-nazista.
Jáder de Carvalho foi um dos grandes torturados do século XX, autor de A Criança Vive (1945), Sua Majestade, o Juiz (1962), Aldeota (1963) e Terra Bárbara (1982). Foi um dos precursores do modernismo no Ceará, sua poética era caracterizada pelo regionalismo, pela exaltação da terra natal e pelo louvor ao Ceará. Em 1929, publicou ao lado de outros escritores cearenses a obra O Canto Novo da Raça. Em 1931, publicou seu primeiro livro de poesia Terra de Ninguém.
Um poeta diretamente ligado às suas raízes e à temática social, Jader de Carvalho foi vencedor do prêmio Olavo Bilac de Poesia com o livro Água da Fonte (1966), fez parte da Sociedade Brasileira de Sociologia e do Instituto do Nordeste. Foi ocupante da cadeira nº 14 da Academia Cearense de Letras (ACL) que hoje é ocupada por seu filho, Cid Carvalho. Jáder de Carvalho foi um poeta revolucionário, dono de uma poesia bárbara, como a terra que cantava.
Não tive a honra de conhecer pessoalmente nenhum destes heróis cearenses. No entanto, a obra e a vida de LJ nos ensinam que “Viver é uma Arte”. Do Ceará para o mundo, viva a eternidade!
Assinado por : Mauricio dos Santos (Mestre em Gestão de Políticas Públicas e pesquisador da “Mídia Democrática”)