quinta-feira, setembro 24Notícias
Shadow

Neste domingo (27), Porto Belo recebe mutirão do projeto Limpeza dos Mares 

Transferida em razão das condições meteorológicas, etapa que seria no último sábado (19) agora será realizada no próximo domingo, 27 de setembro, das 9h às 12h, com limpeza de praia, costões e mergulho no Caixa d’Aço

Porto Belo recebe neste domingo, 27 de setembro, das 9h às 12h, uma nova etapa do Limpeza dos Mares, projeto socioambiental que há 12 anos mobiliza voluntários para retirar resíduos de praias, costões, rios e áreas subaquáticas do litoral catarinense. As inscrições para participar como voluntário permanecem abertas no site www.limpezadosmares.com.  O ponto de encontro será o Píer Turístico de Porto Belo, às 9h.

Inicialmente prevista para o último dia 19, a mobilização foi transferida diante do mau tempo, priorizando a segurança dos voluntários, mergulhadores e equipes de apoio. 

A programação terá ações em diferentes ambientes. Voluntários atuarão na limpeza da faixa de areia e dos costões, enquanto mergulhadores realizarão a retirada de resíduos submersos no Caixa d’Aço. A etapa reforça a importância da participação coletiva na preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.

A realização é da Mundo Mar Consulting, ACATMAR (Associação Náutica Brasileira) e Acquanauta Floripa, com patrocínio mantenedor do Fort Atacadista.

Na primeira mobilização do Dia Municipal da Limpeza , realizada no ano passado, foram retiradas 2,5 toneladas de resíduos  da faixa de areia, dos costões  e das áreas próximas à  Praia do Centro e no Costão das Vieiras  e também do fundo do mar no Caixa D`aço. A nova etapa não é a primeira experiência do Limpeza dos Mares em Porto Belo. O município já recebeu diferentes ações do projeto ao longo dos últimos anos, em uma trajetória que passou por praias, rios, costões e áreas subaquáticas.

Para Michele Ferrari, diretora do Limpeza dos Mares, a recorrência das ações em um mesmo território demonstra que a preservação ambiental precisa ser tratada como um processo contínuo. “Porto Belo já faz parte da história do Limpeza dos Mares. Estivemos aqui em diferentes momentos e em ambientes muito distintos. Voltar ao município reforça como a conscientização pode ganhar força quando diferentes iniciativas se somam. Nosso trabalho não termina quando uma etapa acaba. O objetivo é provocar uma mudança permanente de comportamento”, afirma Michele.

Do que está na areia ao que permanece no fundo do mar

A atuação no Caixa d’Aço reforça uma característica central do Limpeza dos Mares: levar a discussão sobre os resíduos para além daquilo que é visível. Garrafas, latas, plásticos, equipamentos de pesca e outros materiais podem permanecer submersos por longos períodos, afetando a fauna e os ecossistemas marinhos. A retirada desses resíduos durante os mergulhos permite também dimensionar uma parcela do problema que normalmente permanece invisível para quem frequenta as praias.

“Quando um resíduo afunda, ele deixa de ser visto, mas continua existindo e causando impacto. Por isso, é importante trabalhar da praia ao fundo do mar. O Caixa d’Aço é um ambiente de grande beleza e também de intensa utilização, especialmente por embarcações e atividades náuticas. A ação é uma oportunidade para reforçar que todos que utilizam esses espaços também têm responsabilidade sobre a sua conservação”, explica Mané Ferrari, presidente da ACATMAR.

Mais do que a quantidade de resíduos retirada, o projeto busca transformar cada ação em uma oportunidade de educação ambiental. Desde 2014, o Limpeza dos Mares já retirou mais de 205 toneladas de resíduos de ambientes naturais e mobilizou milhares de voluntários em diferentes pontos do litoral catarinense.

“O melhor resultado para o projeto seria chegar a uma etapa e encontrar cada vez menos lixo. O peso do material retirado é importante para mostrar a dimensão do problema, mas o nosso objetivo maior é que as pessoas mudem seus hábitos. Cada resíduo que encontramos tem uma história e uma origem. Ele não chegou sozinho ao mar”, afirma Michele.

Serviço:

Etapa Limpeza dos Mares – Porto Belo
Data: domingo, 27 de setembro de 2026
Horário: das 9h às 12h
Local: Praia de Porto Belo/SC.  O ponto de encontro será o Píer Turístico de Porto Belo, às 9h
Ações: limpeza da praia e dos costões e mergulho de limpeza no Caixa d’Aço
Inscrições: www.limpezadosmares.com
Orientação: os participantes devem levar garrafa de água ou copo reutilizável

Patrocínio mantenedor:
Fort Atacadista

Realização:
Mundo Mar Consulting • ACATMAR – Associação Náutica Brasileira • Acquanauta Floripa

Apoio oficial da etapa:
Ailos – Cooperativa Credifoz • Blue Nautical Hub Brasil • Marina Atlântida • Blue Fox Marina • Mano’s Comunicação Visual • Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha

Apoio institucional:
Governo de Porto Belo • Câmara Municipal de Porto Belo • FAMAP • Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina • Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina • Capitania dos Portos de Santa Catarina • SEMAE • ICMBio • Programa Bandeira Azul

Deixe um comentário