sexta-feira, março 29Notícias
Shadow

Cidades do Vale do Itajaí aderem a programa de fomento ao empreendedorismo do Sebrae/SC

Iniciativa é voltada para gestão pública e suas lideranças locais, com estratégias de negócios dentro das Prefeituras
Mesmo sendo uma instituição pública, toda prefeitura é regida por critérios administrativos empresariais. E como qualquer empreendimento, precisa de parâmetros que sustentem as ações que impactam no coletivo. É com esses princípios de gestão estratégica e transformação pela implantação de políticas de desenvolvimento que o programa Cidade Empreendedora vem ganhando municípios adeptos a cada edição.

Segundo Aloísio Salomon, especialista do Sebrae Vale do Itajaí, a iniciativa é uma junção de várias soluções que antes eram oferecidas separadamente para as cidades. “Agora, o Cidade Empreendedora tem a capacidade de atender de forma customizada cada prefeitura em sua especificidade. O pacote básico, com soluções de liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais e educação empreendedora é aplicado em todas as ocasiões. Depois vêm as verticais estratégicas, que são soluções que podem ser selecionadas pelo município. Dentro das 11 verticais temos opções de soluções para que cada um faça as escolhas com foco na vocação, interesse ou necessidade de cada município”, explica.
Em 2020, nove cidades da abrangência do Sebrae Vale do Itajaí participaram do programa: Rodeio, Ibirama, Salete, Laurentino, Agronômica e Lontras com o pacote Basic, de um ano, e Rio do Sul, Indaial, e Timbó com os ciclos mais avançados. Para a nova edição que começa este ano, a expectativa é de que mais cidades da região participem do Cidade Empreendedora, como é o caso de Ascurra, que já aderiu ao novo programa. No estado, o Sebrae/SC pretende alcançar 100 cidades participantes do projeto em 2021.
A solução tem subsídio de 50% do Sebrae/SC. Além das ações de apoio ao empreendedorismo local e melhorias da gestão pública, a iniciativa também promove a publicação de relatórios como o Município em Números e o Plano de Desenvolvimento Econômico, que mapeiam índices da cidade e ações para melhoria da qualidade de vida local. Para saber mais sobre o projeto, basta entrar em contato com a regional do Sebrae no Vale do Itajaí, através do telefone (47) 3702-6404.

Sobre o Sebrae
O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade civil sem fins lucrativos, mantido pela iniciativa privada, através do recolhimento compulsório na Guia de Recolhimento da Previdência Social (GRPS). Trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Coordenadorias Regionais e de Gestão.

Trevo Comunicação
Roberta Koki

About Author