quinta-feira, abril 18Notícias
Shadow

SC amanhece com frio extremo de -8,9 °C e abaixo de zero em todas as regiões; veja fotos

Frio extremo e temperaturas negativas em todas regiões marcaram o amanhecer desta sexta-feira (30) em Santa Catarina. Pelo segundo dia seguido, o recorde de temperatura mais baixa do ano no Estado foi quebrada: em Urupema, às 7h, os termômetros marcavam -8,9 °C, superando os -8,6 °C desta quinta-feira (29) em Bom Jardim da Serra.
As temperaturas mais baixas foram registradas pela Epagri/Ciram na Serra, como sempre, porém o Meio-Oeste também teve índices baixíssimos. Em Ponte Alta do Norte, a mínima ficou em -6,5 °C, enquanto em Curitibanos os termômetros marcavam -6,6 °C às 7h.

Urupema, -8,92 °C
Bom Jardim da Serra, -8,5 °C
Urubici, -3,2 °C
São Joaquim, -5,7 °C
Painel, -2,81 °C
Otacílio Costa, -3,5 °C
Curitibanos, -6,58 °C
Ponte Alta do Norte, -6,5 °C
Grande Florianópolis, -3,6°C (Rancho Queimado)
Norte, – 5,3 °C (Monte Castelo)
Vale do Itajaí, -2,7 °C (Rio do Campo)
Sul, -1,1 °C (Içara)
Serra, -8,92 °C (Urupema)
Oeste, -5,6 °C (Fraiburgo e Caçador)

A expectativa é que as temperaturas baixem ainda mais nas próximas horas, podendo superar marcas históricas registradas há mais de uma década.
Isso acontece por conta da massa de ar polar que segue pelo estado, as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas. As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Na Grande Florianópolis a manhã também foi gelada e com temperaturas negativas em Alfredo Wagner (-1,32ºC) e Rancho Queimado (-3,6°C). Em Florianópolis a mínima foi de 1,66ºC.
A neve foi registrada em ao menos 28 cidades de Santa Catarina entre a noite de quarta-feira (28/7) e madrugada de quinta (29/7).
O fenômeno aconteceu em Curitibanos, Lages, São José do Cerrito, Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Urubici, Campos Novos, Palmeira, Painel, Rio Rufino, Celso Ramos, Fraiburgo Rancho Queimado, Capinzal, Timbé do Sul, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, São Cristóvão do Sul, Videira, Tangará, Otacilio Costa e Grão-Pará.

FONTE: NSCTOTAL

About Author