quarta-feira, maio 29Notícias
Shadow

SC deve seguir com chuva abaixo do normal nos próximos meses

Na tarde desta quinta-feira (27) tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, onde os meteorologistas do Estado elaboraram a previsão de clima para o período de fevereiro a abril.
Nos últimos meses uma das maiores influências no clima do Estado é o La Niña – resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial junto com a intensificação do vento nesta região. A previsão é que pelo menos até o início do outono ele continua atuando.

Desta forma, deveremos ter chuva abaixo do normal em todas as regiões catarinenses, com destaque para o mês de abril. Isso porque é natural que o volume de chuva neste mês – começa a diminuir ao poucos em março – diminua bastante, ou seja, já não chove muito e a previsão é que a chuva fique até abaixo desse pouco.
Dentro da previsão da chuva, levando em consideração a estiagem – a melhor notícia fica para fevereiro quando o Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm condições de ter uma chuva mais frequente. Basicamente por dois motivos: maior disponibilidade de chuva devido a proximidade com o oceano e atuação mais ao Sul da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o sistema de chuva que nesta época do ano provoca chuva no Brasil Central.

Atenção ao bom uso da água!!
Em relação a temperatura a previsão é que tenhamos elas ainda acima do padrão no início desse trimestre de fevereiro a abril. Porém, sempre lembrando que a Serra de SC ainda pode ter algumas noites frias no começo das manhãs.
Só destacamos que aos poucos, à medida que tenhamos a aproximação do outono, as temperaturas deverão começar a diminuir. Aqui é importante acompanhar a previsão climática do final de fevereiro. Isso porque há um indicativo de algumas massas de ar frio no início da próxima estação devido ao La Niña.

FONTE: NSCTOTAL