segunda-feira, outubro 7Notícias
Shadow

Crise financeira: O que os brasileiros estão buscando na internet sobre o assunto?

Recessão mundial e crise na europa são alguns dos termos que despertaram o interesse da população nacional em 2022, aponta Semrush

Não é novidade que o cenário econômico mundial vem apresentando sinais instáveis há algum tempo. A crescente inflação na Europa, a estagnação na China e a guerra interminável na Ucrânia prevêem reflexos negativos para o Brasil nos próximos anos. A grande questão não é mais se haverá uma crise financeira, mas quando ela chegará por aqui. 

De olho nisso, a Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, analisou quais são as principais dúvidas dos brasileiros sobre o assunto a partir do que eles buscam na internet. 

Em 2022, as pesquisas por “o que é recessão” cresceram 117.5%, em relação ao último ano, enquanto “o que significa recessão” teve 81.8% de aumento. Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, o dado aponta que, em meio a tantas notícias internacionais, os brasileiros estão querendo se informar sobre o significado dos termos: “Prevendo que a crise chegará ao país, as pessoas já estão aprofundando seus conhecimentos sobre o tema. Esses tipos de pesquisa, que pedem a explicação por determinado tópico, também servem para monitorar o que a população realmente sabe e conhece”. 

Quando olhamos para os termos em si, notamos que as buscas cresceram ainda em relação ao último ano. “Recessão mundial”, por exemplo, teve um aumento extremamente significativo de 883.8%, enquanto “Europa crise” cresceu 592.5%, “crise financeira 2022” 630.3% e “crise econômica 2022” 511.4%. 

Em meio a tantas demissões por parte de grandes empresas, algumas pesquisas com olhar pessoal também tiveram um crescimento notório. O termo “empréstimo pessoal Brasil”, por exemplo, teve um aumento de 57.8% nas pesquisas em relação ao último ano, um número ainda mais significativo se avaliarmos que, em 2021, as buscas pela palavra-chave cresceram 221.4%.

“As pessoas estão cientes do cenário atual e se preocupam sobre como estará o mundo nos próximos anos. As tendências de pesquisa na internet são a principal forma de conhecer essas dúvidas, além de entender as necessidades e desejos da população. Por isso, é tão importante monitorá-las” explica, Casagrande. 

Sobre a empresa:

Semrush é uma plataforma SaaS líder mundial em gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a empresa está sediada em Boston e possui escritórios em Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

1 Comment

Comments are closed.