terça-feira, abril 23Notícias
Shadow

Capacitação correta facilita contratação por Empregos Verdes

Formation+en+histoire

Promissora, a área deve gerar milhões de oportunidades nos próximos 10 anos, mas faltam profissionais qualificados no mercado para preencher as vagas.

A consciência sobre assuntos como: impactos ambientais, riscos de determinados modelos de negócios, desigualdade social, fome, mudanças climáticas, receberam destaque ao redor do mundo nos últimos tempos. Isso porque os governos perceberam que a sociedade vem valorizando cada vez mais negócios que incluam em suas pautas questões sociais, ambientais e uma excelente gestão. Empresas também estão adotando cada vez mais ações voltadas à ESG (Environmental, Social and Governance – governança ambiental, social e corporativa).

Por isso, o mercado de trabalho tem demandado novas especializações e cargos vêm sendo criados em diferentes áreas. “Esta é uma área extremamente promissora. Governos do mundo inteiro no pós-pandemia, colocaram em suas pautas diárias a questão da Agenda ESG, na qual temos o E de Environmental, como um dos pilares, norteando a sustentabilidade. Não há mais espaço para se falar de desenvolvimento econômico sem que se leve em consideração o meio ambiente e a questão social. O mundo inteiro percebeu que não são coisas dissociadas e sim complementares. Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Governança, culminando no grande objetivo que é a Sustentabilidade de um negócio ou de uma nação”, afirma Alessandra Costa, coordenadora dos cursos de meio ambiente e sustentabilidade da Unyleya.

A agenda ESG vem atraindo cada vez mais investimentos para os negócios, e os governos fomentam e incentivam a adoção de ações que trazem essa preocupação. Está relacionada à mensuração da performance de uma organização nas questões ambientais, sociais e de transparência e eficiência. Ela aponta para um conjunto de critérios e metas ambientais, sociais e de governança, se tornando um termo de grande valor para investidores e mercados de capital com métricas específicas. Para que uma empresa seja sustentável, é preciso implementar ou melhorar suas práticas de ESG.  

“A agenda ESG na prática é o que uma empresa ou uma organização precisa implementar para que possa trazer transparência das suas atividades, a sociedade em geral. Esta agenda está trazendo um olhar de diversidade para as organizações, que tem levado a metas de mais mulheres e negros em cargos de liderança, declarações de respeito a população LGBTQIAP+ e muito mais ações que contribuem para uma empresa socialmente responsável e diversa. Não há mais espaço para regressão nestes temas. O futuro é todinho cheio de Agenda ESG”, relata Alessandra.

A coordenadora ainda explica que a Agenda Global 2030 é atualmente o principal guia para uma empresa ou organização adequar suas atividades às práticas ESG. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) sintetizam os desafios sociais, ambientais e de governança que o planeta enfrenta.

Para quem quer atuar na área os cargos mais demandados, segundo a coordenadora, são especialistas, analistas ou engenheiros de sustentabilidade ou ESG. Uma parcela expressiva das empresas também trabalha com o time de Qualidade associado ao time de Sustentabilidade. Normalmente isso se dá por conta de ser um time muito voltado à padronização com base em normas internacionais, o que traz o modelo de governança reconhecido para as empresas, seja ela de qualquer origem ou natureza”, explica.

O conselho que Alessandra dá aos estudantes é: “Estude bastante, se empenhe em entender o que significa Sustentabilidade para o modelo de empresa que queira ingressar, troque ideias e experiências com colegas e principalmente no meio acadêmico, onde os projetos novos podem sempre ser testados de forma livre e com conhecimento agregado. Eu mesma estou sempre cursando pós-graduação para me especializar e me manter atualizada”, conclui.

A Unyleya oferece diversos cursos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, tais como

Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos no Brasil, MBA em Sustentabilidade e Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além dos que serão inaugurados como Inventário, Manejo e Conservação da vegetação e da flora.

Para saber mais, acesse: unyleya.edu.br

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya faz parte de uma Holding portuguesa e é uma das primeiras instituições 100% EAD no Brasil. Com 16 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional e excelência no ensino a distância, a Unyleya já impactou a carreira de mais de 300 mil pessoas. A Instituição oferece atualmente 27 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação.

Com uma metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação no Brasil.

 Para mais informações, acesse https://unyleya.edu.br/.

About Author